Essa nova ferramenta do Google veio para abocanhar e dificultar este sucesso, se colocando como o principal concorrente.
E a estratégia? O Google confiou na sua imagem, influência, liderança em alguns aspectos (como buscador, por exemplo) e preferência do público por muitos de seus serviços.
Apostou forte no público fiel que certamente desejaria provar de mais um produto da série. Ainda que o Google tenha o Orkut, até então sua presença na classificação “rede social”, que teve seu crescimento reduzido nos últimos anos, ele apostou em uma nova cara.
O Google+, ainda em versão beta, tem uma interface leve, “clean”, que acompanha a nova embalagem do próprio buscador, layout mais sóbrio, um menu de opções mais cinza, menos azul, entre outras mudanças. Ele tem uma ideia (bem) semelhante ao do “curtir” no Facebook, e um pouco do “retweet” do Twitter, que é o “+1”, ícone que agora também aparece nos resultados de buscas no Google.
Há também uma classificação de contatos que mescla o sistema Facebook e Twitter. Este agrupamento, ou “circulos” como é chamado, é separado em “amigos”, “família”, “conhecidos”, “seguindo”, entre outras divisões que podem ser customizadas pelo dono do perfil. O Gtalk e as notícias-destaques separadas por interesses, já bastante conhecidas no Google, também estão presentes no Google+.
As notícias, ou “sparks”, são uma tentativa de incorporar o Google News na nova ferramenta. Há também uma ideia semelhante a dos “follows/ followers”, do Twitter. No caso é possível ver quem está nos seus círculos e quem o tem nos seus círculos, o que é mais interessante que o simples acúmulo de amigos que o Facebook proporciona.
De resto, é bastante similar ao sistema Facebook de comentários, sugestões de amigos, fotos, vídeos e outras funcionalidades. E, importante, tudo isso também disponível para o celular, com um app, O que hoje é quase uma obrigatoriedade.
É óbvio que fica mais fácil propor algo quando se já tem em vista um modelo de sucesso a ser superado. E o susto deve ter sido grande quando a equipe do Google soube que o perfil de Mark Zuckerberg é o mais seguido no Google+. É a imponência de um rival não tão fácil de se vencer. Para tanto, o Google reuniu seus melhores serviços, e cada vez mais interligados, facilitando a vida (e conquistando) do usuário.
É visível que a proposta cada vez mais é um PERFIL GOOGLE, que disponibiliza diversos serviços com um mesmo login: como o e-mail, o GoogleMaps, a Agenda, o Google Docs, o Orkut, e agora o Google+. E, de novo, não é que o Orkut esteja sendo abandonado até cair no mais profundo e dramático esquecimento..
O Google+ tem outra proposta. O público do Orkut, que é bastante fiel, está livre para aderir ou não à nova ferramenta. Eles podem ter propósitos semelhantes, mas são bem distintos.
E com pouco tempo de lançamento do Google+, a empresa já anunciou o lançamento de uma proposta para as empresas. A ideia é criar uma nova rede, um espaço que ainda não existe, específico para que as empresas se relacionem com seus consumidores. Esta proposta está em desenvolvimento e é previsto ainda para 2011. Christian Oestlien, gerente de produto do Google+, comentou em seu perfil na rede social:
“Temos observado o Google+ tomar forma nas últimas semanas e já vimos grandes companhias se envolverem. Mas francamente nós sabemos que o nosso produto não está perfeitamente adaptado às suas necessidades [Comentário do dia 06.07.2011] .
Mal posso esperar para ver milhares de empresas utilizando o hangouts para se conectar com seus clientes numa base diária. Obrigado novamente pela paciência de todos aqui. Esperamos que você fique animado com o resultado final [Comentário do dia 07.07.2011]”.
O Google+ é bem interessante, principalmente para quem respira Google. E engana-se quem diz que o Google+ quer ser o Facebook. Ele quer ser melhor. Ele está posicionado como concorrente forte, que vai utilizar de todos os seus bons produtos para atrair o usuário cada vez mais para o lado Google da força. Vale a pena conferir, e desfrutar desta briga de gigantes.
Publicidade
Você também irá gostar de:
Publicidade
google+ quer te pegar!!!!!!
ResponderExcluir