Publicidade
Muitos me perguntam qual software usar para criar layouts de sites. O melhor é o Photoshop? O Fireworks presta? Rafael, qual o software que você utiliza?
Para responder essa pergunta resolvi procurar algum web designer pelo mundo que compartilhasse da mesma opinião que eu. E encontrei o Russel McGovern, web designer inglês que escreveu esse artigo aqui.
Trago para vocês os pontos mais importantes do texto, devidamente traduzido para português e comentado por mim.
Russel começa seu texto falando de sua percepção quanto ao uso do Photoshop. Realmente você, querido amigo web designer, sabe que a maioria dos colegas de trabalho usam Photoshop para compor seus layouts.
Nós que usamos Fireworks parecemos minoria diante daqueles que usam Photoshop.
Vai pedir um arquivo do cliente, a agência publicitária manda em PSD, vai procurar tutoriais, só encontramos tutorial e templates de Photoshop, blogs aos montes especializados em Photoshop e por aí vai.
McGovern disse que as vezes se sente um cidadão de segundo escalão. O que parece é que o Photoshop é o único software capaz de torná-lo um web designer profissional, assim como muitos acham que para ser profissional de criação tem que ter um Mac ao invés de um PC.
Na realidade isso é tudo balela. O Photoshop sem dúvida é um poderossíssimo software de criação porém sua concepção desde suas primeiras versões foram para trabalhos voltados a publicidade, manipulação de fotos, ilustrações para modelagem 3-D entre outras aplicações. Já o Fireworks, desde sua primeira versão, foi concebido para trabalhar com a parte visual do web design, contendo todos os instrumentos específicos para criação Web.
Aqui irei listar 7 razões que Russel citou e eu assino embaixo, que tornam o Fireworks a melhor escolha quando se quer um software de criação para a web.
1. Perfeito controle do pixel
Quer fazer um quadrado de 300 x 100 pixels. Basta digitar os valores e pronto. Não precisa ajustar réguas, linhas guias ou medir nada. Quer mover? Clique nele e arraste. Quer apagá-lo? Clique e tecle delete. Não importa qual camada está selecionada, cada elemento do layout pode ser clicado e movido facilmente sem precisar selecionar a camada correspondente a cada elemento.
Para fazer cantos arredondados no retângulo é mais fácil ainda. Basta dizer o valor do arredondamento e pronto. O Photoshop também faz retângulos arredondados mas no Fireworks você pode determinar o raio exato dos cantos em pixels ou percentual, alterando esses valores sempre que quiser. Se quiser redimensionar o retângulo os cantos mantém suas proporções em vez de esticar ou distorcer.
Fireworks é essencialmente baseado em objetos, o que torna a manipulação de elementos algo fácil. Você pode ver as dimensões de pixel de um objeto ou grupo de objetos apenas selecionando eles. Tudo pode ser feito e desfeito em tempo real sem precisar clicar a todo momento em “desfazer”.
2. O Web Layer
Fireworks já prevê que o layout criado deverá se recortado. Justamente por isso você encontra uma camada especial chamada Web Layer. Com ele você pode determinar as áreas que serão recortadas, o tipo de exportação ou até mesmo definir logo no layout os links e imagens do tipo roll-overs. Após essas definições você poderá utilizar o recorte automático do Fireworks onde ele se encarrega de criar o HTML automaticamente. Claro, nem eu nem Russel recomendamos o uso dessa função de criação automática do HTML pois sabemos que o código nesse caso não fica o mais limpo do mundo, mas para um protótipo rápido vale à pena.
3. Gradientes
A aplicação e controle dos gradientes no Fireworks é bem mais fácil. Através de alças conseguimos puxar um gradiente dentro de um objeto, manipulando de forma mais direta e precisa se comparado ao Photoshop. Este é um grande exemplo de algo que o Photoshop pode fazer mas que o Fireworks faz mais rápido, de forma mais simples e intuitiva.
4. A Curva de Aprendizagem
Para quem está começando no Web Design, encarar um Photoshop pode ser algo assustador. Para quem está começando, encontrar o caminho de volta e fazer algo relativamente simples pode ser difícil no Photoshop. Já no Fireworks é algo mais fácil de entender.
Seu conjunto de ferramentas se concentra em tarefas específicas de web design e novos usuários vão encontrar as ferramentas úteis para seu trabalho muito mais rápido que labutando no Photoshop.
5. Ferramentas de vetores
Umas das coisas que mais acho bacana no Fireworks foi sua vocação desde o início para criação de vetores. Existe um conjunto bem abrangente de ferramentas para edição de gráficos vetoriais. Para a maioria das tarefas não há necessidade de pedir ajuda ao Illustrator ou qualquer outro editor de vetores, poupando seu tempo e esforço.
Fireworks também oferece uma série de vetores baseados em objetos inteligentes de formas simples como polígonos e estrelas, assim como cubos, rodas dentadas, fluxogramas e bolhas de diálogo, cada uma com alças que permitem você mexer e editar os detalhes desses vetores em tempo real.
Fireworks é fundamentalmente uma ferramenta de web design O que você vê na tela é exatamente o documento que será exportado, então você tem controle absoluto sobre a aparência final dos gráficos produzidos.
6. Pages, Symbols e Styles
O recurso de Pages do Fireworks permite configurar vários layouts no mesmo documento de uma forma muito mais eficaz do que as camadas do Photoshop. Um documento do Fireworks pode conter várias páginas, cada qual com seu próprio conjunto de camadas. Isso permite que você faça vários layouts de página em apenas um documento e mantém todos os elementos relacionados entre si (em vez de espalhar-se sobre um monte de PSDs).
Já a ferramenta Symbols permite que você construa uma biblioteca de elementos ativos comumente usados que podem ser descartados em um documento quando necessário: logotipos da empresa, botões, qualquer elemento de design que você usa repetidamente e precisa de acesso fácil.
E a ferramenta Style permitem que você faça mudanças universais nas páginas de um documento. É basicamente um CSS para Fireworks: basta fazer uma mudança no estilo e todos os elementos com aquele estilo será atualizado É ótimo para experimentar paletas de cores diferentes ou para executar mudanças de última hora.
Quando combinadas estas três ferramentas, o processo de design fica bastante simples e objetivo.
7. Preço
O Photoshop custa hoje 699 dólares. O Fireworks apenas 299.
Conclusão
Russel faz questão de frisar que não está dizendo que o Fireworks faz tudo, há muitas tarefas para as quais é melhor usar Photoshop ou um editor específico de vetores.
Lembrando que não há nada que o Fireworks possa fazer que o Photoshop não possa, mas com o Fireworks algumas tarefas corriqueiras do web designer podem ser feitas com mais facilidade, permitindo projetar websites de uma forma mais rápida e objetiva.
E então? Que tal experimentar o Fireworks?
Foto Moldura
Você quer aprender a fazer uma foto-moldura realística no seu Fireworks? É pessoal, Fireworks as vezes dá uma de Photoshop, com efeitos bem legais. Gosto de dizer que efeitos de computador são bacanas quando aparentam realidade. Senão fica muito plástico e pesado.
Trago para vocês o pequeno tutorial de Sixthings, mostrando passo a passo como fazer uma foto com moldura, respousando levemente sobre uma mesa com suas pontas flutuando e um pouco dobradas.
clique aqui e divirta-se.
Fonte: Bruno Avila
Publicidade