quarta-feira

Como atrair mais seguidores no Twitter?

O Twitter parece que veio pra ficar, e juntamente com o Plurk são duas fantásticas redes de micro-blogging. No entanto e como já havia referenciado no passado, o Twitter pode ser utilizado de diversas formas, e com diversos objectivos. Enquanto que para uns, o Twitter é apenas uma forma de passar algum tempo, para outros é uma ferramenta profissional capaz de atrair muitos milhares de visitantes por mês.

Existem muitas formas e técnicas de construir um perfil de qualidade no Twitter, e existem também muitas pessoas, blogger e webmasters, interessados em aumentar a sua popularidade nesta rede de micro-blogging. Para quem não sabe, o TwitterHolic é um painel estatístico, que apresenta em tempo real, ou quase real, o TOP100 dos utilizadores mais influentes do Twitter.


Um dado interessante de verificar, é que em pouco tempo, o Kevin Rose subiu ao primeiro lugar do Top e dificilmente alguém o irá retirar de lá. Especialmente se analisarmos o gráfico de seguidores que o Kevin foi tendo nos últimos tempos:


De facto há uma coisa que é comum a todos estes 10 utilizadores que se encontram no Top10 do Twitter, que é o facto de todos eles serem pessoas ou empresas (caso da CNN), com influência em outras áreas e modelos de negócio. Praticamente todo este Top10 e Top100 é ocupado por mediatistas, que são seguidos por milhares de pessoas e aproveitam essa clara vantagem, para emergir em outros negócios e áreas, como o micro-blogging, retirando a partida vantagens directas. O Kevin Rose por exemplo, foi o membro 657 mil do Twitter, ou seja, entrou na rede quando já havia 657 mil pessoas com uma vantagem potencialmente maior, o que não se veio a verificar pelo que já disse anteriormente.
Este Top10 ou Top100, na realidade nunca se iniciou no Twitter pela estaca zero, como eu fiz ou como provavelmente você também fez. Estes mediáticos aproveitaram claramente o facto de serem pessoas reconhecidas e credíveis noutras áreas de negócio, para rapidamente criarem uma rede de seguidores, que neste momento só tem tendência para crescer cada vez mais, aumentando a já enorme popularidade que os rodeia, bem como seu branding pessoal.
No entanto, o micro-blogging tem uma série de grandes factores positivos, sendo o factor chave, o facto de ser possível a qualquer pessoa ou desconhecido, criar um perfil de seguidores popular e rentável no Twitter, no Plurk ou noutra rede social. No Twitter será certamente mais fácil, porque é bastante mais popular que qualquer outra rede de micro-blogging actual.

Uma das regras de ouro para aumentar rapidamente o número de seguidores no Twitter, é apresentá-lo como algo que você utiliza e faz questão de mostrar aos outros. Se não indicar aos seus leitores ou aos seus amigos que utiliza o Twitter e que tem um perfil pronto a ser seguido, dificilmente o seu número de seguidores irá disparar.
Fazer do seu perfil no Twitter, uma página de entrada para algo, é extremamente importante. O Twitter deve ser visto como um blog ou um website que você tem e pretender melhorar. De que forma é que você tentaria melhorar o seu blog e/ou atrair mais leitores para ele?
Existem algumas perguntas importantes que deverá fazer a si mesmo quando procura melhorar a sua rede de seguidores no Twitter:

[1] Porque é que alguém irá desejar segui-lo no Twitter?
[2] Que vantagens você oferece a quem o segue?
[3] O que poderá levar um desconhecido a subscrever o seu Twitter?
[4] Aquilo que vai escrever no Twitter é relevante para quem?
Respondendo a algumas destas perguntas, será bastante mais fácil para si, conseguir definir uma estratégia de sucesso para promover o seu perfil do Twitter.

No entanto, existem muitas outras formas de melhorar o impacto do seu perfil no Twitter, seguindos algumas ideias e presupostos que já tiveram sucesso no passado com outras aplicações e marketers:

[1] Promova o seu perfil do Twitter juntamente com uma aplicação;
[2] Publicitar o perfil do Twitter num blog ou num website;
[3] Utilize o Twitter como uma ferramenta de live suporte;
[4] Faça um concurso com perguntas e respostas no seu Twitter;
[5] Assine os seus Emails com um link para o seu perfil;
[6] Coloque um link vísivel no seu blog ou website, para o seu perfil;
[7] Adicione o seu perfil Twitter em outros serviços como o MyBlogLog;
[8] Faça um artigo sobre o seu perfil no Twitter e as vantagens de o seguir;

Existem certamente muitas outras formas de promover o seu perfil no Twitter. Algumas sem investimento directo, outras com investimento como base do sucesso. Como em tudo na vida, sem investimento dificilmente há retorno. Se imaginar que faz uma campanha publicitária do seu perfil no Twitter, já imaginou que na verdade estará a matar dois coelhos de uma só cajadada? Ao promover o seu perfil, você irá estar-se a auto-promover automaticamente. Isso inclui também os seus websites e blogs e todo o seu branding pessoal. Quem gostar de o seguir, irá procurar saber um pouco mais sobre si rapidamente.

OUTRAS ESTRATÉGIAS DE ATRACÇÃO
A táctica do “Eu sigo-te e tu segues-me?” pode ser considerada por muitos como spam, mas na verdade é bastante exequível e efectiva. Está provado tecnicamente que seguir muitos milhares de utilizadores, irá fazer com que muitos outros milhares o queiram seguir também. Há sempre muito utilizador neste tipo de redes sociais que se preocupa em seguir quem o segue e estabelecer então uma relação mais directa e efectiva.
Há também quem utilize esta estratégia para criar uma audiência de seguidores muito grande e de forma rápida, mudando posteriormente o nickname e removendo praticamente todos os seus seguidores. Dessa forma irão permanecer apenas os milhares de utilizadores que o seguem, que farão com que a conta de utilizador pareça aparentemente legitima e de qualidade, quando na realidade não é.
No entanto, com o crescimento proeminente do Twitter e das enumeras ferramentas para ele criadas, surgiram também algumas que prometem encontrar spammers e colocá-los nas famosas blacklists. É o caso do Twitter Blacklist e do Twerpscan. Se por ventura se exceder no seu impeto, é provável que entre rapidamente para uma destas listas, pouco recomendáveis para quem pretende construir um branding pessoal e profissional forte.
Tive conhecimento através do blog DoshDosh que um utilizador do Twitter chamado Stefant, um estudante romeno, em Fevereiro de 2008 passado, resolveu criar um perfil falso no Twitter, para testar esta teoria do “Eu sigo-te e tu segues-me?”, e os resultados foram no mínimo surpreendentes. O perfil criado foi o de Osen Komura, que como disse, é falso, e a título de exemplo e somente no primeiro mês após a criação do perfil, stefan adicionou cerca de 41,798 utilizadores na sua conta do Twitter, sendo que 7,847 utilizadores adicionaram-no de volta como seus seguidores. É fácil compreender que a taxa de retorno foi de 17%.

A ideia que agora se pretende é se vale a pena ou não utilizar este tipo de estratégia. A meu ver, existe vantagem em ir adicionando gradualmente várias pessoas à sua rede do Twitter. Se for Português e Brasileiro, é aconselhável que adicione utilizadores que falem a língua Portuguesa, para que seja mais fácil atrai-los posteriormente para o seu blog ou website. Encontrar utilizadores Portugueses é na verdade fácil. Visite o meu perfil que tenho bastantes amigos e sigo bastantes colegas Portugueses e Brasileiros. Através deles será fácil encontrar outros e por ai adiante.
No entanto, não aconselho que utilize esta estratégia em excesso ou de uma forma descontrolada, ou rapidamente será apanhado pelos scanners de spammers que rondam o Twitter diariamente.

INDICAÇÃO POR OUTROS VEÍCULOS
É possível fazer crescer a sua audiência no Twitter promovendo a sua conta e o seu perfil de outras formas. Se é isso que você realmente pretende, divulge-o nos fórums onde participa, utilize-o nos comentários que faz noutros blogs (no lugar on pode colocar o URL, ponha a página do seu perfil no Twitter), utilize-o na sua assinatura de email, no seu cartão de visita, nas suas outras redes sociais, em entrevistas e/ou palestras onde participe, etc. A melhor forma de fazer crescer o seu perfil no Twitter, é enviando para ele grandes quantidades de tráfego e de pessoas.

PARTICIPAR ACTIVAMENTE – AJUDA
De nada serve ter uma audiência muito grande no Twitter, se você não tem nada para dizer. Participe activamente no Twitter com várias actualizações diárias relativamente ao que está a fazer, ao que está a ler, aos seus sentimentos, desejos, frustações, perguntas e tudo aquilo que considerar importante expressar. Aproveite o Twitter também como ferramenta social e profissional, para divulgar artigos e conteúdos que esteja a ler e que ache pertinentes e de qualidade para alguém da sua rede. Sempre que você escrever no Twitter, a sua actualização será colocada automaticamente na Twitter Public Timeline, portanto, quanto mais “Twittar”, maior é a probabilidade de conseguir novos seguidores.
É importante também que tenha em mente que escrever só por escrever, não lhe vai trazer beneficios nem vantagens. Seja pertinente naquilo que escreve e diz, porque a probabilidade de o seguirem é muito maior. O mesmo acontece com as reacções dos seus seguidores. Se você actualizar-se excessivamente, não dará espaços para que os seus seguidores possam interagir consigo e comentar o que disse.

OFEREÇA QUALIDADE QUANDO ESCREVE
O Twitter funciona melhor quando se escreve com qualidade nele. Isso significa indicar notícias, ferramentas, ideias e outras coisas de valor à sua audiência de seguidores. Se o seu objectivo for apenas colectar frutos sem dar nada em troca, é provável que a sua audiência demore tempo a crescer e a florescer.
Estas são apenas algumas ideias interessantes sobre o Twitter que já experienciei com a minha conta. Embora escrever em Inglês tenha sempre mais impacto e expressão, há também uma grande comunidade de Brasileiros e Portugueses espalhados pelo Twitter, pelo que é realmente fácil encontrar e fazer novos amigos por lá, bem como construir um branding pessoal de qualidade.
Eu utilizo um pouco de tudo o que escrevi, nomeadamente adicionar novos amigos com alguma regularidade, não só porque são interessantes, mas também porque se tornam potenciais leitores aqui do blog e seguidores das minhas práticas profissionais.



Aproveitando o tópico, convido-o a deixar um link com o seu perfil no Twitter, para que nos possamos seguir uns aos outros.Conte-me também qual a sua estratégia preferida para aumentar o seu número de seguidores no Twitter.

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