Layout do zero ao Sucesso
1 - Introdução
O que nós chamamos de influência, como sentimos e o que entendemos?
A informação visual comunica de modo não verbal, mas com muita força. Isso pode incluir sinais emocionais que motivem, dirijam, ou distraiam.
O projeto visual de uma página na Web deve ser fácil de aprender e usar, pelo fato de empregar efetivamente a comunicação visual e a estética. Ela é uma ferramenta importante para a comunicação.
Como você organiza a informação na página pode fazer a diferença entre comunicar uma mensagem ou deixar o usuário perplexo ou sobrecarregado.
Até mesmo a funcionalidade da página pode ser afetada, se ela não tiver uma apresentação bem projetada. Um bom Layout depende do contexto em que esta inserido e cumpre uma proposta maior do que simplesmente decoração, pois todos os elementos visuais influenciam uns aos outros.
2 - Cores, Frames e Usabilidade
Evite o uso de frames.
Frames podem ajudar o usuário a navegar no site, mas cuidado com o momento da impressão para não imprimir o frame errado.
Recomenda-se agrupar os diferentes tipos de informação da sua página na Web.
Nós organizamos o que lemos e o que pensamos sobre uma informação, agrupando-a espacialmente. Nós lemos uma página na web do mesmo modo como lemos outros tipos de informação.
Use cores suáveis e ícones para atrair a atenção da sua página na Web.
O olho é sempre atraído por elementos coloridos antes dos elementos em preto e branco e por desenhos antes do texto.
Respeite as convenções de layout de leitura da informação.
Em países ocidentais isto significa da esquerda para a direita e de cima para baixo. As informações mais importantes devem estar localizadas no canto superior esquerdo.
Quando a informação é posicionada verticalmente, alinhe os links por suas extremidades esquerdas (em países ocidentais).
Isso geralmente facilita a compreensão da informação pelo usuário.
Quando projetar a organização e composição de elementos visuais da sua página na Web, recomenda-se respeitar os seguintes princípios: hierarquia de informação, foco e ênfase, estrutura e equilíbrio, relação de elementos, legibilidade e fluxo do texto, e unidade de integração.
3 - Hierarquia de Informação
Este princípio diz respeito à disposição da informação dentro de uma página na Web baseada em sua importância relativa com os outros elementos visuais. O resultado dessa disposição afeta todos os outros princípios de organização e composição de um layout e determina que informação o usuário vê e o que ele é encorajado a fazer primeiro. Para considerar este princípio, faça estas perguntas:
Qual informação é mais importante para o usuário? (Em outras palavras, quais são as prioridades de um usuário quando encontra seu site?).
O que o usuário quer ou precisa ver em primeiro, segundo, terceiro lugares, e assim por diante? ( O que o usuário vê primeiro deve corresponder à prioridade do usuário).
4 - Mantenha o Foco e a Ênfase
O princípio do foco e ênfase auxilia o usuário na colocação de itens prioritários. Determinar o foco envolve identificar a idéia central, ou o ponto focal, por atividade. Determine a ênfase escolhendo os elementos que devem ser proeminentes, isolando-os de outros elementos ou fazendo com que eles se sobressaiam de outra maneira.
Onde o usuário navega primeiro procurando por informação é uma importante consideração na implementação do site, que será o foco da sua navegação. A cultura e as decisões do projeto de uma página na Web podem governar este princípio. Pessoas de culturas ocidentais, por exemplo, procuram no canto superior esquerdo da tela as informações mais importantes.
5 - Estrutura e Equilíbrio
O princípio de estrutura e equilíbrio é um dos mais importantes de um projeto visual. Sem uma estrutura que sirva de base e um equilíbrio desses elementos, há falta de ordem e de significado, e isso afeta todas as outras partes de projeto visual. O mais importante é que a falta de estrutura e equilíbrio torna uma página na Web mais difícil de ser entendida pelo usuário.
6 - Relacionamento de Elementos
O princípio do relacionamento de elementos reforça o princípio anterior. A colocação de um elemento visual pode ajudar a comunicar uma relação/conexão específica de uma página com o site da qual ela faz parte.
7 - Unidade e Integração
O último princípio, unidade e integração, reflete como avaliar uma dada página na Web em relação ao site ao qual ela pertence. Quando uma página na Web é visualmente unificada com o site (endereço), o usuário acha mais fácil navegar porque ela oferece um ambiente de navegação consistente e previsível. Para implementar este princípio, considere o seguinte:
Minhas Considerações finais:
Uma página na Web precisa funcionar intuitivamente - ela precisa parecer do modo como funciona e funcionar do modo como parece.
Cuidado com o tamanho, o espaçamento e a colocação da informação para que o ambiente seja visualmente consistente e previsível.
Estrutura visual é importante para comunicar a proposta dos elementos exibidos em uma página na Web.
Você pode usar cores para agrupar assuntos correlatos.
Use o alinhamento adjacente para links que formam um grupo de opções de assuntos exclusivos.
O uso de texto deve ser o mínimo possível para comunicar a informação.
Para minimizar o movimento dos olhos, onde possível, o usuário deve ser inquirido a responder em uma área diretamente adjacente à questão
As áreas para entrada de texto e áreas de resposta devem estar tão perto quanto possível da base da tela devido ao fato de que a maioria dos usuários não são exímios datilógrafos e precisam olhar para o teclado.
O início ou a base da tela são os melhores locais para mostrar informações sobre orientação, as quais devem estar sempre visíveis.
As orientações para o usuário podem ser colocadas em áreas fixas ou móveis, ou apresentando-as em menus pop-ups disponíveis sobre requisição do usuário ou do próprio erro.
Gostou desta dica de Layout? E você como faz para desenvolver Layouts mais dinãmicos e atrativos para a Web? Compartilhe conhecimento com nossa Equipe.
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário